Acesse nossa página PESQUISA (menu á esquerda) e veja como participar da PRIMEIRA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA REDE DE PESQUISA EM CARDIOLOGIA - ENFERMAGEM. Esperamos poder contar com seu apoio !
Venha participar da REDE - Cadastre-se AQUI.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Ministério da Saúde distribuirá remédios para diabetes e hipertensão

Os brasileiros que sofrem de hipertensão e diabetes poderão receber a partir do mês que vem todos os remédios necessários para tratar essas doenças gratuitamente, informou nesta quinta-feira o Ministério da Saúde.

O ministro Alexandre Padilha fez o anúncio em um ato realizado na presença da presidente Dilma Rousseff, que em um breve pronunciamento citou números oficiais segundo os quais a hipertensão e o diabetes causaram 34% das mortes registradas no Brasil em 2009.

Dilma relacionou o anúncio feito nesta quinta-feira a sua decisão de "acabar com a pobreza extrema" no Brasil e disse que se estima que os setores mais pobres chegam a gastar até 12% de sua renda em remédios.

Padilha indicou que o programa faz parte de um plano de atendimento aos setores de baixa renda e indicou que os remédios serão distribuídos através de uma rede de 15 mil "farmácias populares" que opera em todo o país, mediante a apresentação de uma receita médica.

A distribuição de remédios para diabéticos e hipertensos se somará ao atendimento que já recebem os pacientes de asma, rinite, osteoporose, glaucoma e mal de Parkinson, relatou Padilha, que cifrou o investimento anual do Governo nesse projeto em cerca de R$ 500 milhões.

Segundo os cálculos do Ministério da Saúde, aproximadamente 33 milhões de brasileiros sofrem de hipertensão e outros 7,5 milhões são diabéticos.

Notícia publicada pela SBH